O Departamento Fiscal é de fundamental importância para as empresas, pois tem como função principal a determinação da forma de tributação mais adequada e também definir suas obrigações na legislação federal, estadual e municipal. Em vista disso, mantemos esse setor em constante treinamento. Suas principais funções e atribuições são:

Cálculo e preparação de guia para recolhimento de tributos:

Guia de recolhimento é um documento oficial público, utilizado para pagamentos não só de taxas, mas também de impostos e contribuições. Cada guia possui campos próprios, para preenchimento dos valores a recolher e das informações de interessam ao órgão para o qual é feito. Há vários tipos de guias de recolhimento como o DARF (documento de arrecadação das receitas federais), DAS (documento de arrecadação do Simples Nacional), GRU (guia de recolhimento da união), GARE (guia de arrecadação estadual), GPS (guia da previdência social), GFIP ( guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social.

Escrituração de Livros Fiscais :

Os livros fiscais se encarregam de armazenar todos os fatos relacionados com as atividades fiscais da empresa. É através deles que as informações são extraídas, destinando-se para aqueles que delas necessitarem. Eles se classificam em livro de entradas, livro de saídas, livro de registro de apuração de ICMS, registro de controle da produção e do estoque , registro do inventário, entre outros.

SPED fiscal e SPED contribuições :

O Sped Fiscal – EFD ICMS/IPI é uma obrigação acessória que tem como norte a escrituração fiscal digital das informações referentes à apuração do ICMS e IPI, usando assim, o cadastro dos produtos movimentados no período, cadastro de clientes e fornecedores, notas fiscais de entrada e saída, entre outras informações. Além de ser uma obrigação acessória, o Sped Fiscal serve também como um bom controle gerencial, pois para que o arquivo seja entregue é importante estar com um cadastro de produtos correto e estar com o controle de estoque bem adequado, para que não seja apurado o imposto de forma incorreta.